Filosofia (Bacharelado)

Filosofia - Bacharelado

O processo investigativo próprio da Filosofia do qual se originaram outros campos do saber tem como pressuposto olhar para a realidade de uma forma holística, identificando as articulações entre as diferentes áreas de saber e os jogos de poder que lhes são inerentes. Mantendo a reflexão crítica própria da Filosofia, o curso de bacharelado que ora propomos tem como compromisso honrar os princípios da tradição filosófica ocidental, em meio aos desafios da sociedade globalizada e dos avanços contínuos da sociedade de informação, e preparar seus discentes para situar-se em meio às alterações provocadas pelos avanços tecnológicos, de forma crítica e criativa. O curso de Filosofia em sua proposta humanista se volta para compreender o mundo em que vivemos, respeitando a necessidade de se rediscutir os valores éticos nos quais se referenciam uma sociedade mercadológica perversa que faz do próprio saber um artigo de consumo.

 

Perfil profissional de Filosofia

Estudar Filosofia exige gosto pela leitura; bom raciocínio lógico, gosto pelas áreas de humanas, aguçado espírito crítico/questionador e vontade de decifrar o mundo e de articular novas propostas para mudanças de realidades sociais.

 

Em que pode trabalhar o filósofo?

O filósofo está habilitado a desenvolver pesquisas, prestar consultoria para instituições científicas, artísticas e culturais e dedicar-se à carreira acadêmica como pesquisador em áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outras. Embora seja uma carreira nova no Brasil, é possível perceber que o trabalho do filósofo ocupa hoje lugar de destaque em nossa sociedade e sua atuação vai muito além do meio acadêmico. Atualmente já se tornou comum a procura deste profissional para dar seu parecer nos momentos de crise social. Tal procura se justifica, pois faz parte de sua função e de sua formação pensar criticamente e elaborar um diagnóstico sobre a realidade em que vive. Assim sendo, se levarmos em consideração que vivemos hoje em uma sociedade complexa, cujos códigos ainda em formação e o surgimento de diferentes formas de linguagem nos exigem a todo momento a construção de novos significados, a procura do filósofo se faz inteiramente justificada.

 

Por que fazer Filosofia no UNIFAI

O curso de bacharelado em Filosofia tem como objetivo propiciar ao aluno a construção do conhecimento e a formação do pensamento crítico, no sentido de enfrentar os problemas com visão mais ampla da realidade. Assim, a estrutura do curso foi pensada com esta finalidade. Além disso, o curso se caracteriza por conduzir seus discentes aos programas de pós-graduação. Faz parte ainda das propostas do curso evitar que seus alunos se encerrem dentro dos muros acadêmicos e, para isso, contamos com algumas atividades de extensão das quais destacamos: Cinema e Debate e Café Filosófico. O primeiro consiste na exibição de filmes com conteúdo filosófico, artístico, cultural ou de cunho social e posterior análise e debate entre palestrantes, convidados e público externo. Já o Café Filosófico, realizado fora das dependências do UNIFAI, é fruto de parceria com a Livraria Martins Fontes. Tais projetos aproximam a Filosofia da sociedade e preparam seus discentes para atuarem diretamente como agentes capazes de contribuir para a transformação da realidade em que vivem.

Duração mínima: 6 semestres (3 anos);
Mensalidade: R$ 765,00* (R$ 536,00 até 5º dia útil)
*Valor válido para o ano de 2018
Turnos: Matutino

Coordenadora:

Profª Dra. Neide Coelho Böechat
e-mail: neideboechat@hotmail.com
Curriculum lattes: clique aqui

Estrutura curricular:

3 anos matutino:
Acesse a estrutura curricular do curso

Autorização: Resolução CONSUP

Conceito de Curso (CC): -