Pular para o conteúdo principal

Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo)

Sobre o Curso

O mercado de trabalho para os profissionais da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser considerado um fenômeno mundial, em constante expansão. No Brasil, vivemos uma corrida com relação à atualização dos parques tecnológicos, seja no âmbito corporativo, governamental, seja no âmbito doméstico. A busca constante para melhorar a informação, aliada à premente diminuição dos custos decorrentes dos processos automatizados, exigirá que a modernização dos parques tecnológicos seja mantida no decorrer das próximas décadas, fato que elevará a demanda por profissionais de TI (Tecnologia da Informação) dedicados à área de desenvolvimento de soluções em sistemas computacionais.

Em 2010, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) publicou o “Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia”. Este documento é responsável pela organização e oferta de Cursos Superiores de Tecnologia (CST), a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e as exigências da sociedade atual.

O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em seu Eixo de Informação e Comunicação, que compreende tecnologias relacionadas à comunicação e processamento de dados e informações, destina-se a preparar profissionais que buscam explorar o raciocínio lógico e saibam usar linguagens de programação e metodologias de projetos. Tudo isso sem deixar de lado a preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança dos programas de computador.

Portanto, o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas corresponde ao profissional responsável por oferecer vantagem competitiva para as empresas públicas / privadas, seja em termos da tomada de decisão, seja no desenvolvimento estratégico de suas atividades operacionais e de suporte. Finalmente, em termos de políticas públicas para a educação e profissionalização, o Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode se constituir uma oportunidade para a inclusão social e profissional dos trabalhadores com o aumento da qualificação e, consequentemente, maior possibilidade de expansão da renda.

Perfil do Profissional

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é o responsável pela análise, documentação, especificação, implementação, manutenção, projeto e teste de sistemas no âmbito da TI (Tecnologia da Informação). Também trabalha com equipamentos de informática, ferramentas computacionais e metodologia de projeto de sistemas. São considerados fundamentais para o trabalho deste profissional capacidade de aplicação de metodologias ao projeto, integridade, qualidade, raciocínio lógico, robustez, segurança, usabilidade, além de domínio de linguagens de programação.

Em que trabalha o Profissional

Analisar o desempenho...

de sistemas de computador e ampliar a sua capacidade de processamento;

 

Desenvolver sistemas...

de informação aplicados aos diferentes níveis de negócios;

 

Estabelecer...

modelos de banco de dados, usando uma linguagem adequada;

 

Fornecer apoio técnico...

e consultoria especializada no desenvolvimento, concepção e padronização de sistemas de computador;

 

Implementar sistemas de gestão...

e estabelecer métodos de recuperação de dados;

 

Planejar, supervisionar, coordenar...

e controlar as atividades de TI;

 

Preparar...

o orçamento do projeto computacional.

 

DEPOIMENTOS

Matriz Curricular

Estrutura Curricular : 00071 - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas / 20161
Tecnólogo

 

Cód/Matéria

 

Carga Horária

ATPD

Selet

SitDisc

007110

Algoritmos e Programação

M

100

 

 

 

007111

Análise e Projeto de Sistemas Orientados a Objetos

M

100

 

 

 

007190

Antropologia Teológica

M

40

 

 

 

007116

Arquitetura de Software

M

100

 

 

 

007199

Atividades Complementares

A

180

 

 

 

007112

Banco de Dados

M

100

 

 

 

007192

Empreendedorismo

M

40

 

 

 

007117

Engenharia de Requisitos

M

100

 

 

 

007113

Estrutura de Dados

M

100

 

 

 

007122

Gerência de Configuração

M

100

 

 

 

007118

Gerência de Projetos

M

100

 

 

 

007123

Manutenção de Software

M

100

 

 

 

007193

Matemática e Estatística

M

100

 

 

 

007114

Orientação a Objetos

M

100

 

 

 

007132

Princípios de Arquitetura de Computadores

M

100

 

 

 

007119

Princípios de Interação Humano-Computador

M

100

 

 

 

007124

Princípios de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

M

100

 

 

 

007125

Princípios de Segurança da Informação

M

100

 

 

 

007133

Princípios de Sistemas Operacionais

M

100

 

 

 

007120

Processo de Software

M

100

 

 

 

007134

Processos de Negócio

M

60

 

 

 

007115

Projeto Integrador I

M

40

 

 

 

007121

Projeto Integrador II

M

40

 

 

 

007127

Projeto Integrador III

M

40

 

 

 

007135

Projeto Integrador IV

M

40

 

 

 

007191

Sustentabilidade Ambiental

M

60

 

 

 

007126

Verificação e Validação de Software

M

100

 

 

 

 

Carga Total Curso 2.000 horas
Autorização: Resolução CONSUP 21/09/2015
Reconhecimento:
Renovação:

A disciplina de LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais é ofertada como disciplina opcional, todos os semestres, para todos os alunos que desejarem se matricular, em dias e horários compatíveis com o horário das aulas do curso, dentro do número de vagas disponíveis.
Legenda: (ATPD - Atividades Teóricas e Práticas das Disciplinas referente aos cursos de Licenciatura; SELET - Disciplinas Seletivas referente ao curso de Filosofia; SitDisc - Descrição da Situação da Disciplinas no curriculo.)

Corpo Docente

Por que fazer o curso no unifai

O curso do UNIFAI oferece conteúdo capaz de habilitar o aluno do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas para o domínio dos conhecimentos teóricos, práticos, científicos, técnicos e humanísticos, de modo a exercitar sua prática nas organizações de forma competente, crítica e ética. Incentiva-o a capacitar-se para atuar em equipes multidisciplinares, liderando grupos no desenvolvimento de atividades que envolvam a computação e informática, avaliando sua aplicabilidade à realidade, tendo em vista uma orientação mais coerente para a tomada de decisões na solução de problemas. As aulas visam ao domínio dos conteúdos e conhecimentos básicos conceituais da computação e informática para que possa exercer diversas atividades e funções nessa área de conhecimento e o estimula à abertura para novas aprendizagens a partir de uma postura profissional orientada para a atualização permanente e contínua.