Pular para o conteúdo principal

Superior de Tecnologia em Gestão Financeira (Tecnólogo)

Sobre o Curso

O curso se caracteriza por formar, em pouco tempo, profissionais para atuar com o planejamento financeiro (organização, captação e na aplicação de recursos) de uma empresa, independentemente de porte. Com a prática operacional da área de Gestão Bancária e Financeira, é da responsabilidade deste profissional analisar os créditos e demonstrativos contábeis, avaliar a manutenção de estoques, acompanhar faturamentos e fluxos de caixa, realizar auditoria na avaliação e certificação de contas e execução de contratos, acordos e convênios, etc. Estará apto para investimentos e elaboração de orçamentos, e para analisar mercado e sugerir alterações que influenciem no desempenho econômico da companhia. 

Perfil do Profissional

Capacidade de liderar equipes, facilidade de cálculo, gosto por matemática financeira e estatística e domínio dos fundamentos da informática (sistema operacional, editores de texto e planilhas). Exige-se, ainda, que seja comunicativo, tenha capacidade de adaptação e negociação, bons conhecimentos em legislação tributária e fundamentos da economia nacional e internacional, bem como suas tendências e efeitos sobre a atividade financeira da organização. 

 

Em que trabalha o Profissional

O Tecnólogo em Operações Financeiras ocupa cargos de assistente, analista e assessor ou consultor do mercado financeiro. Pode trabalhar nas áreas financeira e contábil de empresas de diferentes portes e atividades, sejam indústrias, varejo, agronegócio, bancos, corretoras de valores, instituições de crédito, financiamento e investimento, distribuidora de valores mobiliários e organizações de terceiro setor. Uma alternativa é abrir o próprio negócio, atuando como consultor financeiro em outras companhias.

O que faz um gestor de operações financeiras?

- atividades financeiras que têm interligação com praticamente todas as áreas de uma empresa (contas a pagar e a receber, tesouraria, compras);

- atividades de Controladoria/tesouraria, como análise de custos, avaliação da rentabilidade das operações e estudo da economicidade de processos;

- auditoria na avaliação e certificação de contas, verificação e execução de contratos, acordos e convênios;

- análise de mercado financeiro para decidir sobre investimentos; e operador de bolsa de valores.

- perícia, consultoria e apuração em operações financeiras;

- planejamento e execução de pesquisa de levantamento da variação de preços, de custos e outras informações para indicadores econômicos, índices de inflação, de desemprego e o custo de vida;

- elaboração de planejamento estratégico com possibilidade de avaliação de oportunidades e riscos de mercado para redirecionar os negócios de uma empresa e/ou orientar aquisições e fusões.

 

DEPOIMENTOS

Matriz Curricular

Estrutura Curricular : 00073 - Tecnologia em Gestão Financeira / 20161
Tecnólogo

 

Cód/Matéria

 

Carga Horária

ATPD

Selet

SitDisc

007383

Antropologia Teológica

M

40

 

 

 

007337

Atividades Complementares

A

120

 

 

 

007324

Contabilidade Geral

M

80

 

 

 

007314

Elaboração e Análise de Projetos

M

80

 

 

 

007312

Ética e Cidadania

M

40

 

 

 

007329

Gestão de Recursos Financeiros e Análise de Crédito I

M

40

 

 

 

007330

Gestão de Recursos Financeiros e Análise de Crédito II

M

40

 

 

 

007335

Gestão e Estratégias de Produtos e Serviços Bancários

M

80

 

 

 

007334

Gestão Estratégica Empresarial e Responsabilidade Social

M

80

 

 

 

007315

Introdução à Gestão de Recursos Humanos

M

80

 

 

 

007326

Introdução à Psicologia Organizacional e Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho

M

80

 

 

 

007316

Introdução ao Marketing

M

80

 

 

 

007320

Introdução às Operações Bancárias e Financeiras

M

80

 

 

 

007327

Legislação Comercial e Tributária I

M

40

 

 

 

007328

Legislação Comercial e Tributária II

M

40

 

 

 

007322

Matemática Financeira e Estatística I

M

80

 

 

 

007323

Matemática Financeira e Estatística II

M

80

 

 

 

007332

Mercado de Câmbio e Finanças Internacionais

M

40

 

 

 

007321

Mercado Financeiro e de Capitais

M

80

 

 

 

007319

Noções de Direito

M

80

 

 

 

007333

Pesquisa e Produção de Textos

M

80

 

 

 

007338

Projeto Integrador I

M

40

 

 

 

007339

Projeto Integrador II

M

40

 

 

 

007340

Projeto Integrador III

M

40

 

 

 

007341

Projeto Integrador IV

M

40

 

 

 

007331

Projetos de Financiamentos

M

40

 

 

 

007325

Sistema Financeiro Nacional

M

80

 

 

 

007318

Técnicas de Redação e Comunicação Organizacional

M

80

 

 

 

007311

Teoria Geral da Administração

M

80

 

 

 

 

Carga Total Curso: 1.610 horas
Autorizacao: Resolução CONSUP 21/09/2015
Reconhecimento:
Renovação:

A disciplina de LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais é ofertada como disciplina opcional, todos os semestres, para todos os alunos que desejarem se matricular, em dias e horários compatíveis com o horário das aulas do curso, dentro do número de vagas disponíveis.
Legenda: (ATPD - Atividades Teóricas e Práticas das Disciplinas referente aos cursos de Licenciatura; SELET - Disciplinas Seletivas referente ao curso de Filosofia; SitDisc - Descrição da Situação da Disciplinas no curriculo.)

Corpo Docente

Por que fazer o curso no unifai

O currículo do UNIFAI oferece disciplinas que ensinam a interpretar as diversas correntes do pensamento econômico e a entender a evolução econômica e social brasileira e internacional. As matérias aplicam o conhecimento teórico e metodológico das ciências econômicas a outras questões, como as relacionadas ao ambiente de negócios. Convidado a acompanhar seminários e participar de debates em sala de aula sobre as ideias das diversas escolas econômicas, o aluno acaba aguçando seu senso crítico sobre as práticas gerenciais modernas.

No primeiro semestre do curso, são ministradas disciplinas básicas como matemática financeira, introdução ao estudo de recursos humanos, marketing, noções de direito e técnicas de redação e comunicação. Depois disso, o aluno tem mais um ano e meio para cumprir uma carga horária obrigatória em que pode transitar por diversas áreas que lhe complementarão sua formação.

A grade curricular, bem como o Projeto Integrado e a AC (atividades complementares) do curso visam proporcionar aos acadêmicos o elo entre Faculdade-Empresa, incentivando a criatividade e a valorização do trabalho em equipe e proposições que possam melhorar efetivamente o desempenho profissional.