Mantenedora

Mantenedora

O Centro Universitário Assunção - UNIFAI tem como entidade mantenedora o Instituto Educacional Seminário Paulopolitano (IESP), fundado em 26 de agosto de 1970 com propostas bem definidas: atender à nova política educacional brasileira e às diretrizes do Concílio Vaticano II para as instituições de ensino católicas. 
 
O IESP propõe-se a:
 
Dar incentivo à formação humanista e cristã no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão.
Colaborar na formação do clero, de religiosos e agentes de pastoral católicos e de outras denominações religiosas.
 
 
Histórico
 
Ao olharmos para o passado, podemos dizer que a semente da instituição foi lançada por ocasião da fundação do antigo Seminário Arquidiocesano de São Paulo, situado no bairro da Luz.
 
Em 1934, ao atender à demanda de melhores condições de estada e ensino para os seminaristas das dioceses dos Estados de São Paulo, do Paraná e do Rio de Janeiro, o seminário foi transferido para um amplo campus situado no bairro do Ipiranga.
 
Em 1965, logo após o encerramento do Concílio Vaticano II - convocado pelo Papa João XXIII por meio da Bula “Humanae Salutis” (25/12/1961) -, relevantes mudanças se fizeram sentir nas atividades pastorais da Igreja, inclusive na área de educação.
 
No início da década de 70, um pequeno grupo de sacerdotes, à testa do Seminário Central do Ipiranga e à luz das novas diretrizes da Igreja, fundou o Instituto Educacional Seminário Paulopolitano (IESP), sociedade civil sem fins lucrativos voltada à Educação e ao Ensino em todos os graus. Este, por sua vez, criou, em 1971, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, doravante denominada FAI (Faculdades Associadas Ipiranga). Posteriormente, as atividades da FAI foram ampliadas e direcionadas não só aos candidatos ao sacerdócio, como também aos leigos que desejavam usufruir da experiência da Instituição, dirigida sob um enfoque humanístico, calcado nos valores evangélicos.
 
Em julho de 2002, ao ser constituído o Centro Universitário Assunção – UNIFAI, as instalações se ampliaram, estendendo-se também para o moderno campus Vila Mariana que, a partir de julho de 2010, passou a concentrar todas as atividades da instituição.
 
Neste sentido, podemos dizer que o binômio TRADIÇÃO E MODERNIDADE aplica-se sem equívocos ao UNIFAI e que, ao longo dos anos, ele vem merecendo lugar de destaque entre as Instituições de Ensino Superior na cidade de São Paulo e nos municípios adjacentes.
 
 
Diretoria
 
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Presidente
 
Cônego Dario Benedito Bevilacqua
Diretor

Cônego Severino Martins da Silva Filho
Vice Diretor
 
Cônego Celso Pedro da Silva
Tesoureiro
 
Cônego Martin Segu Girona
Secretário