A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO DIA-A-DIA DE TRABALHO

Vocês, prezados alunos, já devem ter ouvido a afirmação : “A História do homem constitui permanente esforço de comunicação”, não é mesmo? Mas...por que é importante se esforçar para que a comunicação aconteça da melhor maneira possível ? Chacrinha, o “velho guerreiro”, já afirmava que “quem não se comunica se trumbica”! E é isso mesmo o que acontece!  Por quê?
        Vamos pensar um pouco: se a palavra comunicar significa “pôr em comum”, quanto melhor for a nossa comunicação, melhor será nossa convivência com as pessoas e melhor seremos compreendidos.
       De forma geral, a comunicação humana permite ao homem transmitir e receber idéias. Mas...e quando essas idéias não são recebidas por nós como o outro gostaria, ou não são recebidas pelos outros como nós gostaríamos? Sim, sim, é isso mesmo, só podem acontecer falhas terríveis que podem levar a desentendimentos, brigas, desavenças, fofocas... E isso, no ambiente de trabalho, é inadmissível! Por isso:
-      Fale sempre claramente e procure saber se o outro o entendeu, perguntando: “como você entendeu?”, e não “você entendeu?”;
-      Saiba ouvir o que o outro tem a dizer;
-      Pergunte sempre! É melhor perguntar para fazer o certo, do que não perguntar e fazer errado...;
-       Respeite seu interlocutor (a pessoa com quem você está falando) como você gostaria de ser respeitado;
-      Perceba se sua linguagem corporal está transmitindo a mesma informação que suas palavras;
-      Procure ver o lado positivo das pessoas e situações: comunicação exige entendimento, não concordância, mas todos merecem a oportunidade de colocar suas idéias;
-      Dê oportunidade para o outro expressar suas idéias;
-      Escute antes de criticar;
-      Leia nas entrelinhas: às vezes, uma decisão que parece ruim foi tomada para o bem-estar maior da organização;
-      Não faça fofocas: diga o que tiver que dizer na hora certa, para a pessoa certa e da maneira certa.

            Seguindo esses passos, sua comunicação certamente será aprimorada e você será visto como um profissional competente, interessado e humano.                                 Pense nisso !               
    

                                                 Prof. Ms. Simone Ziantonio Proetti