DEZ MANEIRAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS DA SUA EQUIPE DE TRABALHO

   Prof. Dr. Sidney Proetti

      As pessoas que exercem cargos de liderança devem ter em mente que uma das suas principais tarefas é a de melhorar os resultados do trabalho dos seus liderados.
      Na atualidade, vive-se em um complexo mundo organizacional em que os trabalhadores, sejam eles líderes ou liderados, convivem com pressões para que se tornem mais dinâmicos e interativos. Essa realidade não é diferente em nenhuma empresa do mundo, pois a concorrência, o governo, a economia de mercado e outras intempéries costumam fazer com que as empresas se ajustem, quase que diariamente, para se tornarem mais competitivas e obterem resultados melhores nos seus negócios. Isso não é nada fácil, porém não é impossível.

      Os líderes têm papel essencial no que se refere à motivação e condução das pessoas para que as tarefas e as funções sejam desempenhadas da melhor forma possível, e a organização consiga ter em seu quadro de pessoal profissionais capacitados, competentes e determinados para o bem estar coletivo no ambiente interno da empresa. Dessa forma, são necessárias algumas diretrizes para que os colaboradores tenham excelente desempenho e contribuam para que a empresa tenha crescimento em seus negócios e, principalmente, na sua rentabilidade. São elas:

1. deixar claras as metas e os objetivos gerais da organização e conscientizar a todos sobre a importância deles para o alcance dessas metas e objetivos;

2. motivar diariamente as pessoas;

3. orientar os colaboradores para que cumpram os procedimentos sem falhas;

4. não conviver com falhas no ambiente de trabalho e combater os desperdícios;

5. dividir suas responsabilidades com seus colaboradores e estimulá-los a realizar as tarefas de forma eficaz;

6. observar seus colaboradores e descobrir suas potencialidades (isso faz com que a pessoa se sinta importante e colabore cada vez mais);
7. fazer uma análise e perceber se você e sua equipe estão cumprindo todas as normas da sua empresa;

8. colocar em prática todos os ensinamentos passados nos treinamentos;

9. fazer uma lista das falhas mais comuns que ocorrem em seu ambiente de trabalho e redobrar sua atenção;

10. nunca desanimar nem se deixar levar por pessoas pessimistas no trabalho: faça o melhor possível e influencie seus colaboradores para que tenham atitudes positivas e profissionais.

      As diretrizes acima certamente contribuirão para que você e sua equipe colaborem com sua empresa. Lembre-se de que se você é um gestor, deverá comportar-se como tal e jamais dar maus exemplos. Sua equipe é o seu reflexo, e você é quem deve liderar as pessoas para que colaborem para um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável. Pense nisso e bom trabalho!