Pastoral Universitária | Unifai Pular para o conteúdo principal

Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária do UNIFAI assume o desafio de testemunhar a fé em Jesus Cristo e os valores do Reino segundo as exigências próprias da vida acadêmica e comunitária nos termos da missão institucional, “[...] comprometida com a educação, inspirada nos valores evangélicos [...], atenta às diretrizes da Doutrina Social da Igreja», priorizando o atendimento aos alunos, professores e funcionários em suas necessidades religiosas, em sintonia com a Pastoral da Igreja no Brasil, especialmente da Arquidiocese de São Paulo.



O Ser acima do Ter, sempre!

Em mais um momento de reflexão, na oração das 18h( Vésperas) do dia 31 de março, o Reitor do UNIFAI, Pe. Edelcio Ottaviani nos traz uma mensagem para questionarmos onde temos depositado nossas esperanças, e que seres humanos temos sido neste período de Pandemia. 

Assista aqui!

A solidariedade em meio à Pandemia

Em mensagem gravada na sexta feira 27 de março, nosso Reitor, Pe. Edelcio Ottaviani no traz uma palavra de conforto e coragem para estes tempos de COVID-19. 
Sejamos solidários uns com os outros, principalmente com os mais pobres e necessitados.

Assista aqui!


 

Papo Fé e Cultura

Missas e reflexões na capela

Missas- Quintas-feiras, das 18h30 às 19h15

Papo Fé e Cultura - Terças-feiras, das 18h30 às 19h15


Equipe litúrgica e membros da P.U do UNIFAI
 

  • Ana Laura da Silva Santos
  • Carolina Gomes Fernandes
  • Claive Cordeiro
  • Filomena Anderick Mota
  • Flaviane Oliveira Silveira
  • Ir. Marivone Miranda dos Santos
  • Ivanice Silva Santana
  • Letícia Bernardo
  • Margarida Maria de Carvalho
  • Milene Queiroz
  • Natália Fernandes
  • Pe. Edelcio Ottaviani
  • Pe. Leomar Nascimento de Jesus
  • Prof. Claudemir Gimenez
  • Profª. Jô Camargo
  • Prof. Marcelo Monte de Oliveira
  • Profª Solange M. F. Magalhães
  • Rev. Aldo Menezes
  • Rita Solange Rodrigues
  • Sônia Regina F. Silva Pedro
Voluntários

Em 30 de março de 2019, foram retomados os trabalhos do programa “Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados”, coordenado pela Pastoral Universitária (PU) do UNIFAI, em parceria com a Caritas Arquidiocesana e a Missão Paz e outras instituições.

Segundo Padre prof. Leomar do Nascimento de Jesus, coordenador da PU, o intuito é oferecer um serviço gratuito e de qualidade para que os irmãos, vindos das mais variadas nações, possam aprender a língua e se inserir mais facilmente no contexto brasileiro.

“Este serviço só é possível graças à dedicação, ao empenho de um grupo entusiasmado de voluntários, entre professores e ex-professores, alunos e ex-alunos, inclusive um do próprio projeto, e voluntários da comunidade”, diz Padre Leomar.

 

dadasdfafafakaokaokaokao

Fraternidade e políticas públicas. O tema da Campanha da Fraternidade deste ano foi levado a debate no encontro promovido pela Pastoral Universitária (PU) no último 25 de março.

Por cerca de três horas, dois ícones dos movimentos sociais mobilizaram a atenção dos cerca de 350 espectadores, que lotaram o auditório de nossa instituição: Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau, e Pe. Paulo Sérgio Bezerra, do clero de São Miguel Paulista.

Dom Angélico enfatizou quem são as principais vítimas da ausência de políticas públicas adequadas: os mais pobres, e convidou a todos a participarem na construção de políticas públicas efetivas e eficazes.

Na mesma linha, Padre Paulo ressaltou a importância da religião para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

 

RESUMO DAS ATIVIDADES DA PASTORAL UNIVERSITÁRIA DO UNIFAI - 2019

Até aqui nos sustentou o Senhor

O ano de 2019 foi um tempo de muitas realizações e belos encontros promovidos pela Pastoral Universitária (PU) do UNIFAI. Elevamos nossa gratidão ao Senhor que tem nos sustentado em nossa missão.

Antes de mais nada, vimos crescer o número de participantes e a qualidade dos serviços prestados pela pastoral. Várias foram as reuniões de organização e confraternização, com o intuito de promover e dinamizar o serviço de evangelização na faculdade. Também tivemos representantes nas reuniões e assembleias do Sínodos, do Natal dos Sonhos e do Vicariato Arquidiocesano da Pastoral Universitária. Iniciamos nosso encontro semanal intitulado “Papo Fé e Cultura”, às segundas-feiras, com temas muito interessantes e bem participados. Semanalmente, às quintas-feiras, houve a celebração da Eucaristia, contando sempre com a participação de alunos, professores, funcionários e visitantes.

Além das atividades semanais, houve duas missas de abertura do ano letivo fevereiro (de manhã e à noite), confiando a Deus todas as pessoas e atividades da faculdade. Em março, recebemos Dom Angélico e o Pe. Paulo Sérgio Meneses, que nos ajudaram a refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2019 (Políticas Públicas). Em abril, nosso reitor presidiu a missa de Páscoa, celebrando aquela que é o mistério central de nossa fé: a ressurreição de Cristo.

No início do mês de junho a Pastoral Universitária promoveu o evento ecumênico e inter-religioso intitulado “Momento de oração pela unidade dos cristãos e pela paz entre as religiões”, em consonância com a “Semana de Oração pela Unidade Cristã”. Participaram do encontro membros das igrejas Anglicana, Batista, Católica e Assembleia de Deus, bem como membros da comunidade espírita. Foi um momento de paz e de união, permeado de cantos, orações e muita fraternidade.

Em agosto, além da celebração da Solenidade de Nossa Senhora da Assunção, padroeira do UNIFAI, realizamos o evento intitulado: “Sarau: ‘Tua profissão também é um chamado’”, com o intuito de celebrar o mês vocacional adaptado à realidade das profissões promovidas pelo UNIFAI, através de seus cursos.

Em outubro, em consonância com o Sínodo da Amazônia e unidos ao Papa Francisco, promovemos o evento “Mística e Comunhão”. Esta atividade foi dividida em dois momentos. O primeiro foi marcado por um tempo de oração com músicas e preces, num clima de fraternidade e alegria. No segundo momento, na hora do intervalo e com o apoio da direção da faculdade, houve o teatro “Francisco de Assis, nossa missão na terra”, encenado por jovens e adultos da Paróquia São João Batista, Diocese de Santo Amaro. Muitos professores e alunos participaram do evento.

Em novembro, alguns membros da PU participaram de uma visita guiada ao Museu de Arte Sacra de São Paulo, no Mosteiro da Luz. Fomos muito bem recebidos pelo professor Marcos Horácio. Éramos 10 pessoas, entre alunos, professores e convidados. Tivemos, verdadeiramente, uma aula de teologia.

Em dezembro, celebramos com alegria a Primeira Comunhão de duas alunas do Serviço Social, Sônia e Ana Laura, que após um tempo de preparação pelo sistema Sacramentos On-line, receberam pela primeira vez a Eucaristia. Foi emocionante ouvir seu testemunho: “esperamos anos para isso acontecer, e nunca imaginamos que seria na faculdade.” Ainda em dezembro, foi celebrada uma missa, presidida por nosso reitor, o Pe. Edelcio, a pedido das

alunas (e do aluno) do programa “Universidade aberta à Maturidade”, quando se renderam graças ao Senhor pelo ano que passou, confiando-lhe o ano de 2020.

Por último, e não menos importante, no decorrer de todo o ano de 2019, o Programa Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Imigrantes e Refugiados (parte do trabalho da PU) recebeu uma média de 30 pessoas por mês, vindas de diferentes países, que se beneficiaram da capacidade e dedicação de professores, alunos, ex-professores e ex-alunos – todos voluntários - para o aprendizado de nosso idioma e para uma maior contado com nossa cultura.

Por tudo isso, rendemos graças ao Senhor, que até aqui nos sustentou e fazemos votos de que 2020 seja um ano de muita paz, alegria, justiça e saúde! Feliz Natal. Abençoado 2020.

 

Prof. Pe. Leomar Nascimento de Jesus

Coordenador da Pastoral Universitária – UNFIAI

 

São Paulo, 18 de dezembro de 2019.

Confira nossas fotos!

 

Equipe da P.U em evento no mês de Agosto de 2019.

Alguns voluntários

 

Equipe

 

Alguns alunos, voluntários do "Projeto Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados".

Voluntários

 

"Projeto Mística e Comunhão", com apresentação da peça de Teatro sobre a vida de São Francisco de Assis.

Mística

Mística 02

Mística 03

 

Encontros e momentos celebrativos do nosso "Papo Fé e Cultura".

papo fé

 

papo fé 02

 

papo fé 03

 

Papo fé 04

 

Primeira Comunhão das alunas do curso de Serviço Social, e membras da P.U, Sônia e Ana Laura.

1ª Comunhão 01

1ª Comunhão 02

1ª Comunhão 03

1ª Comunhão 04

1ª Comunhão 05

 

Participem!