Nsa. Sra. Saúde

Parceria Unifai / Paróquia Nossa Senhora da Saúde - Pastoral do Menor

 
Objetivo
 
Fornecer um trabalho qualificado para auxiliar a comunidade paroquiana no desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pela Pastoral do Menor da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.
 
 
Justificativa
 
O Unifai está dentro da região da paróquia e frequentemente ações conjuntas são realizadas em missas e celebrações da Nossa Senhora da Saúde. Por esse motivo, a coordenação da Pastoral do Menor procurou o Unifai e solicitou ajuda no desenvolvimento das atividades com as crianças e adolescentes.
 
Após firmada a parceria, o Unifai iniciou o desenvolvimento de projetos, incluindo alunos orientados por professores, para que a atividade social acrescentasse vivência à formação acadêmica do corpo discente, atendendo à missão do Centro Universitário Assunção - Unifai.
 
 
Metodologia
 
O Unifai dividiu as atividades na Pastoral do Menor da seguinte forma:
 
 
 
 
Desenvolvimento
 
Um grupo de paroquianos acolhe, atende e promove as crianças necessitadas. Não são crianças de rua, elas têm famílias, porém vivem privadas de muita coisa. A pastoral oferece aulas de apoio escolar, computação, pintura, corte e costura, etc. Além disso, a pastoral oferece um lanche às crianças e adolescentes no fim das atividades.
 
Grupos:

Crianças de 3 à 6 anos (atividades com alunos e professores do Unifai)

Crianças de 7 à 11 anos (atividades com alunos e professores do Unifai)
 
Adolescentes de 12 à 16 (aulas de inclusão digital, ministradas por alunos do Unifai, e trabalhos manuais com voluntários da comunidade)
 
 
Ao Unifai cabe o desenvolvimento de atividades qualificadas, como o programa de Inclusão Digital, a Orientação Pedagógica e o Atendimento Social às famílias das crianças e adolescentes,
 
Não cabe ao Unifai o desenvolvimento de atividades de responsabilidade da comunidade, como abertura e fechamento das instalações, manutenção, organização, limpeza, segurança e atividades de cuidadores das crianças e adolescentes (controle de acesso, banheiros e corredores).
 
Obs.: dependendo do grau de maturidade das comunidades, o Unifai pode auxiliar temporariamente nas atividades de responsabilidade dos voluntários, até que estes sejam em número suficiente  (Projeto +Apoio). O Unifai também pode desenvolver projetos para auxiliar a divulgação das ações na comunidade, conseguindo mais voluntários, e ajudar no treinamento destes novos voluntários por intermédio de palestras e cursos.

 

Fotos