Pular para o conteúdo principal

UNIFAI Social • Educacionais

 

AÇÕES DE APOIO À EDUCAÇÃO ABERTAS À COMUNIDADE

Brinquedoteca


Em funcionamento desde o início de 2011, a Brinquedoteca visa valorizar e divulgar a brincadeira como elemento fundamental ao desenvolvimento cognitivo, social, afetivo e motor do indivíduo.

Trata-se de um espaço lúdico de uso compartilhado, atendendo simultaneamente aos pequenos alunos do Colégio Lumen Vitae, alunos do Projeto de Intervenção Pedagógica e alunos do UNIFAI que queiram fazer estágio ou desejem realizar coleta de dados para pesquisa científica.

Em um primeiro momento esteve alocada no interior do Colégio Lumen Vitae. Hoje encontra-se na sala 103 do bloco 1, servindo, ainda, como Laboratório de Práticas Pedagógicas para o curso de Pedagogia e pós-graduação na área de Educação. Em um dos projetos, os estagiários desses cursos promovem nesse universo lúdico oficinas de construção de brinquedos a partir de materiais descartáveis (sucatas) com crianças da comunidade.

 

CEOPp - Centro de Estudos e Orientações Psico-pedagógicas


O CEOPp foi criado em 1988 para proporcionar aos pós-graduandos em Psicopedagogia uma oportunidade de estágio e uma experiência real com estudantes com problemas de aprendizagem. Foi inicialmente desenvolvido para atender aos alunos do Colégio Lumen Vitae. Posteriormente, passou a atender (in loco) crianças de famílias de baixa renda da comunidade.

O projeto acompanha o ano letivo e tem duração de dois semestres. Ao ser encaminhado pelo professor, o aluno (acompanhado pelos pais ou responsáveis) é entrevistado pelo psicopedagogo, que faz um diagnóstico do caso e dá início às sessões (2 horas por semana).

Os alunos do curso de Psicopedagogia do UNIFAI são supervisionados por uma professora do curso e em conjunto, para que haja trocas de vivências e experiências. Ao término, recebem certificado de 120 horas de estágio (30 semanas de 4 horas cada).

 

Projeto de Intervenção Pedagógica e Psicopedagógica para crianças com dificuldade de Aprendizagem


O Projeto teve início na década de 1990 e nasceu como forma de suprir as necessidades de reforço escolar de alunos de escolas públicas da região, principalmente das séries iniciais, e como apoio na formação de alunos do curso de Pedagogia do UNIFAI, muitos dos quais sem qualquer experiência ou convívio com a realidade escolar.

A partir de 2013 o Projeto passou a atender a crianças de 6 a 12 anos. São dois tipos de atendimento, sempre aos sábados: psicopedagógico (das 8h às 9h) e pedagógico (das 9h às 12h). No primeiro, cada educador fica responsável por, no máximo, três crianças; no psicopedagógico, o atendimento é individual.

Os pais/responsáveis são encaminhados pela Rede de Atendimento da Comunidade (Posto de Saúde, hospitais, clínicas, APAE, AACD, Diretoria Regional de Educação, escolas, etc.) e é feita uma primeira entrevista, para preenchimento da ficha de inscrição.

No primeiro dia, é realizada reunião geral e anamnese com a criança e seus responsáveis. Posteriormente, os educadores do atendimento pedagógico e psicopedagógico se reúnem para discutir os casos, avaliar quem ficará com cada criança e traçar estratégias de atendimento.

As famílias com alguma dificuldade recebem atendimento semanal. E como a participação da família e sua relação com a criança são decisivas no desempenho escolar, são criados grupos com os pais para observação, discussão e acompanhamento dos muitos aspectos de comportamento na avaliação do aluno:

  • indisciplina;
  • alimentação saudável;
  • sexualidade;
  • dificuldades de aprendizagem;
  • afetividade;
  • drogas.


Supervisão/Coordenação:
Prof. Ma. Lilian Barone Vieira – Coordenadora do curso de Pedagogia
Coordenação: Profª. Ma. Thaís Sisti De Vincenzo Schultheisz

Vídeo: https://www.facebook.com/pedagogiaunifaioficial/videos/1191550677554029/

 

  Projeto 2 Projeto 3

 

Projeto Logos Clarear


O Projeto Logos Clarear visa à revisão dos fundamentos gramaticais da Língua Portuguesa, no sentido de promover o melhor desempenho de alunos que chegam aos cursos de graduação com defasagem de conhecimento nessa área. Além de atualizar esses conteúdos, os alunos têm condições de aprimorar sua competência linguística quanto à comunicação, à expressão e à produção textual.

Matutino: das 11h50 às 12h50
Noturno: das 18h às 19h


Supervisão/Coordenação:
Profª Wilma Deléo Pessoa, mestra em Comunicação e Mercado e graduada em Letras e Direito.